sexta-feira, fevereiro 23, 2007

A energia

Introdução:

Neste trabalho nós vamos falar da Energia e do quanto ela representa para nós. Sim, porque a energia é muito importante, é por causa dela que nós nos movimentamos, comunicamos e muitas coisas mais...
Há diversos tipos de energia, mas nós só vamos falar de alguns, nomeadamente, dos mais importante, como a E. Eléctrica, Solar, Química, etc...
Ela divide-se em: Energia renovável e Energia Não Renovável, onde há vários recursos naturais, como o Carvão, o Petróleo e o Gás Natural, referidos aqui no texto.
































Energia em Portugal

- O Que é a Energia?


A história da humanidade confunde-se com a história da energia, uma vez que a primeira forma de energia utilizada pelo homem foi a do seu próprio corpo na luta pela sobrevivência num mundo onde somente os fortes sobreviviam.
A história da energia começa na pré-história quando os homens das cavernas descobriram as utilidades do fogo para a sua alimentação e protecção. Inicialmente, quando um raio incendiava a vegetação, o homem apanhava as madeiras em chamas e levava-as consigo, tentado prolongar o mais possível o período de tempo em que estas se mantinham acesas, já que ainda desconheciam a forma de fazer o fogo.
Com a descoberta do homem pré-histórico de como fazer fogo, com o atrito de pedras e madeiras, onde as fagulhas incendiavam a palha seca, começou então o domínio do homem sobre a produção de energia em seu benefício, como cozer os alimentos, aquecer as noites frias, iluminar e afastar os animais e outros grupos inimigos. Mais tarde ele usaria o fogo para fundir os minerais e forjar as armas e ferramentas de trabalho, assim como utilizar o fogo para dar resistência às peças cerâmicas que produziam.
Outra fase marcante na história da energia corresponde ao momento em que o homem passou a utilizar a energia dos animais que domesticava, para realizar os trabalhos mais pesados, como arar a terra e transportar cargas.
Na 2ª metade do século XIX inicia-se a utilização das novas fontes de energia – petróleo e electricidade – que seriam as responsáveis pelo grande salto no desenvolvimento da humanidade.
Actualmente, e em virtude das mudanças operadas, o homem alcançou feitos imensuráveis (como por ex. ultrapassar as fronteiras do espaço), e pode ambicionar alcançar muito mais.

A Energia é...

Um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta.
Precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e o conforto térmico nas nossas casas, etc.
Qualquer acção que implique, por exemplo, movimento, uma variação de temperatura ou a transmissão de ondas, pressupõe a presença da energia. Pelo que, podemos defini-la como uma propriedade de todo o corpo ou sistema, graças à qual, a sua situação ou estado podem ser alterados ou, em alternativa, podem actuar sobre outros corpos ou sistemas desencadeando nestes últimos processos de transformação.

Cerca de 85% da energia consumida em Portugal é importada e de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural), com implicações ao nível estratégico e do desenvolvimento económico nacional e da competitividade das nossas empresas. A utilização de combustíveis fósseis provoca importantes impactes ambientais, nomeadamente as alterações climáticas, poluição do ar, água e solo e o esgotamento dos recursos naturais não renováveis e consequentemente, na qualidade de vida das populações.
Somos um dos países mais vulneráveis da Europa em termos da segurança do abastecimento energético. No entanto, Portugal dispõe de vastos recursos energéticos renováveis e das tecnologias de energias renováveis, que podem ser essenciais para suportar qualquer crise energética que venha a acontecer no futuro. Para isso será necessário a curto prazo ultrapassar algumas barreiras não técnicas, designadamente: a falta de investimento, o pouco conhecimento dos benefícios económicos e ambientais das energias renováveis por parte do grande público e a falta de informação credível sobre o mercado destas tecnologias energéticas.

Quais as principais fontes de energia utilizadas em Portugal?
Em Portugal, em 1992, as fontes de energia mais utilizadas eram o petróleo (74%) e o carvão (17%). Em 1998, a situação manteve-se aproximadamente constante (petróleo 71%, carvão 15%), surgindo no entanto uma nova fonte de energia, o gás natural, representado 3% do consumo total. Prevê-se para o ano de 2005, uma redução do consumo de petróleo (para cerca de 58%) e um aumento do consumo de gás natural (para cerca de 16%), igualando assim o consumo de carvão (também de 16%).

























Tipos de Energia

- Energia eléctrica:




A Energia eléctrica é uma forma de energia baseada na geração de diferenças de potencial eléctrico entre dois pontos, que permitem estabelecer uma corrente eléctrica entre ambos. Mediante a transformação adequada é possível obter energias finais de uso directo, em forma de luz, movimento ou calor, segundo os elementos de transformação que se empreguem.
A energia eléctrica apenas existe de maneira aproveitável na Natureza, sendo o exemplo mais habitual de sua presença natural as tempestades eléctricas. Ao mesmo tempo, pouco é de utilidade directa para o ser humano, salvo em aplicações muito particulares, como o uso de correntes em fisioterapia. Entretanto, é uma das principais energias devido fundamentalmente à facilidade para transportá-la, convertê-la em outras formas de energia e produzi-la também a partir de outras fontes de energia.
A geração de energia eléctrica é uma actividade humana básica já que está directamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.
A matéria que constitui os corpos é constituída por partículas, denominadas átomos. Estes, por sua vez, são compostos por partículas ainda mais pequenas, os protões e os neutrões, que formam o núcleo e ainda os electrões, que circulam à volta daquele. Consoante a sua natureza, um átomo pode ganhar ou perder electrões para outros átomos. Este movimento implica a transferência de uma determinada quantidade de energia, a qual se designa por energia eléctrica. O fluxo de electrões propriamente dito é a corrente eléctrica. Quanto mais electrões se movimentarem no mesmo espaço, maior a intensidade da corrente. Alguns materiais transferem os electrões com maior facilidade do que outros (isto é, materiais condutores e não – condutores).













Quadro de Informação:






Residências, Comércio, Indústrias, Iluminação Pública, Trens de Carga, Trens de Metros
Energia Eléctrica
Usina Térmica
Constrói-se em pouco tempo.
Polui muito o ar com CO2. Contribui com o efeito estufa.
Usina Nuclear
Nenhuma.
Custo proibitivo, polui o solo e apresenta risco de contaminação ambiental por radiação nuclear.
Usina Hidráulica
Não polui o meio ambiente e baixíssimo custo de produção.
Demora para ser construída.
Energia Solar (células fotoeléctricas)
Não polui o meio ambiente.
Custo proibitivo, só funciona durante o dia.
Energia dos Ventos (eólica)
Não polui o meio ambiente.
Custo proibitivo, só funciona quando tem vento.
Energia das Marés (Usina Maremotriz)
Não polui o meio ambiente.
Baixa capacidade e só funciona onde há maré forte.
Queima do Bagaço de Cana e outras biomassas.
Baixo custo
Polui muito o ar com CO2. Contribui com o efeito estufa e não se sabe o que fazer com tanta cinza.
Lixo (gás metano)
Baixo custo
Baixo poder Calorífico, polui o meio ambiente, e aumenta o efeito estufa.

Meios de produção

A electricidade pode ser produzida em grandes quantidades a partir de diversas fontes.



- Energia eólica:



A bolina sobre o Barco à vela, oferece resistência lateral à acção do vento permitindo um avanço gradual contra o vento.
A energia eólica é a energia que provém do vento, ou seja, o ar em movimento.
O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Os moinhos foram usados para a fabricação de farinhas e ainda para a drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.
Na actualidade utiliza-se, ainda, para mover aerogeradores - moinhos que, através de um gerador, produzem energia eléctrica. Precisam de agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores necessários. para que a produção de energia se torne rentável.
A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conexão com redes eléctricas ou em lugares isolados.
Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia eléctrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts, - o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil - embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.



Um aerogerador é um dispositivo que aproveita a energia eólica e a converte em energia eléctrica.
Em alguns países, a energia eléctrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.
Nos moinhos de ventos (tecnologia antiga) a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. A energia eólica atual é produzida através de grandes turbinas colocadas em lugares altos de muito vento. Essas turbinas tem a forma de um cata-vento ou um moinho. Quando as hélices das turbinas são empurradas pelo vento, elas rodam. Esse movimento produz energia eléctrica que depois é armazenada em um gerador. Quando ligamos algo a tomada ou quando acendemos uma luz, essa energia armazenada chega até a nossa casa, escola, rua, etc. através de cabos e fios que transportam electricidade. A energia eólica é produzida em grande escala tanto em grandes usinas de vento (com vários aerogeradores), como em localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e se utilizada para substituir fontes de combustíveis - fósseis auxilia na redução do efeito – de - estufa.

Vantagens:

- O vento é grátis, se disponível.
- Boa fonte para suprir a demanda de bombeamento periódico de água nas fazendas, com já foi visto em vários países no inicio do século.

Desvantagens:
- Necessita 3x a quantidade de geração instalada para atingir à demanda
- Limitado a poucas áreas .
- O equipamento é caro de se manter
- Necessita de armazenamento de energia de alto custo (por exemplo baterias)
- Altamente dependente do clima - o vento pode danifica-lo durante fortes ventanias ou não girar durante dias, conforme a estação do ano.

- Energia Térmica:



Quando falamos em energia, uma das primeiras manifestações que nos ocorre é o calor, ou seja, a energia térmica. Esta manifesta-se sempre que existe uma diferença de temperatura entre dois corpos. Neste caso, a energia transmite-se sempre do corpo que tiver a temperatura mais alta para aquele ou aqueles que a têm mais baixa (por ex. quando acendemos o esquentador para aquecer a água do banho).


Quadro de informações:



TIPO DE USO
TIPO DE ENERGIA
COMO É OBTIDA
VANTAGENS
DESVANTAGENS
1
Fornos, Caldeiras e Água Quente.
Energia Térmica
Queima de derivados de Petróleo

Polui o ar com fuligem preta e CO2.
Queima de Carvão Mineral

Polui o ar com CO2 e produz muita fuligem preta e deixa muitas cinzas que vão poluir os rios.
Queima de Carvão Vegetal

Acaba com as florestas, polui o ar com CO2 e produz muita fuligem preta.
Queima de Lenha
É barato, basta pegar no mato.
Acaba com as florestas, polui o ar com fuligem preta e CO2.
Queima de Gás GLS

Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Queima de Gás Natural

Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Resistência Eléctrica e Bobinas de Indução
Não polui o meio ambiente.

Queima do Bagaço de Cana

Polui o ar com com CO2 provoca efeito estufa.
Aquecimento Solar (serpentinas)
Não polui o meio ambiente.
Caro, rendimento baixo e só funciona de dia e sem nuvens.









- Energia solar:



A energia solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia térmica) proveniente do Sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja directamente para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.
No seu movimento de translação ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m2 de energia, medição feita numa superfície normal (em ângulo recto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% é absorvido pela atmosfera e 35% é reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar está na forma de luz visível ou luz ultravioleta.
As plantas utilizam directamente essa energia no processo da fotossíntese. Nós usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustíveis minerais. Existem técnicas experimentais para criar combustível a partir da absorção da luz solar numa reacção química de modo similar à fotossíntese vegetal - mas sem a presença destes organismos.


//
Tipos de energia solar



Os métodos de captura da energia solar classificam-se em directos ou indirectos:
Directo significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem.
Exemplos:
A energia solar atinge uma célula fotovoltaica, criando electricidade.
A energia solar atinge uma superfície escura e é transformada em calor, que aquecerá uma quantidade de água.
Também se classificam em passivos e activos:
- Os sistemas passivos são geralmente directos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxo em convecção, que é tecnicamente uma conversão de calor em energia mecânica.
- Os sistemas activos são sistemas que apelam ao auxílio de dispositivos eléctricos, mecânicos ou químicos para aumentar a efectividade da colecta.

Vantagens:

A energia solar não polui durante o seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes actualmente.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longes dos centros de produção energética, e da sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens:

Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Os locais com latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroeléctrica (água) e a biomassa (bagaço da cana) ou (bagaço da laranja)


- Energia Química:


As ligações moleculares comportam uma determinada quantidade de energia, variável com a natureza dos átomos envolvidos, a que se dá o nome de energia química. Os exemplos mais correntes da exploração deste tipo de energia são as pilhas e as baterias. No entanto, importa salientar que a energia química dá origem à vida e permite o desenvolvimento dos seres vivos. De facto, a contribuição dos alimentos que ingerimos para o crescimento das células e para os movimentos que fazemos passa por reacções químicas que libertam energia. A fotossíntese é outro exemplo, já que permite às plantas armazenar a energia absorvida da radiação solar em moléculas, como a glucose, que serão posteriormente utilizadas nos processos de respiração e crescimento.

Quadro de Informações:



Automóveis, Veículos Rodoviários e Motores Estacionários de Combustão Interna (Geradores).


Energia Química
Gasolina

Fonte Esgotável, polui o ar com CO2.
Óleo Diesel

Fonte Esgotável, polui o ar com CO2.
Álcool de Cana
Fonte Renovável, polui pouco o ar.
Ainda Polui o meio ambiente.
Álcool de Madeira
Fonte Renovável, polui pouco o ar.
Ainda Polui o meio ambiente.

- Energia Nuclear:


É a energia libertada durante a fusão ou fissão do núcleo atómico. A quantidade de energia que pode ser obtida através destes processos excede largamente aquela que pode ser obtida através de processos químicos que envolvem apenas as regiões externas dos núcleos, ou seja, envolvem apenas as ligações intermoleculares e não as intramoleculares.
Na fissão, um átomo de um elemento é dividido, produzindo dois átomos de menores dimensões de elementos diferentes. Enquanto que na fusão, dois átomos de pequenas dimensões combinam-se originando um átomo de maiores dimensões, constituindo um elemento diferente.
Em ambos os processos, a massa dos produtos (elementos finais) é inferior à massa dos elementos iniciais, sendo a diferença convertida em energia.
A fissão de 1 kg de urânio 235 liberta uma média de 2,5 neutrões por cada núcleo dividido. Por sua vez, estes neutrões vão rapidamente causar a fissão de mais átomos, que irão libertar mais neutrões e assim sucessivamente, iniciando uma auto-sustentada série de fissões nucleares, que se dá o nome de reacção em cadeia, que resulta na libertação contínua de energia.

Vantagens:

- O combustível é barato
- É a fonte mais concentrada de geração da energia
- O resíduo é mais o compacto de todas as fontes.
- Base científica extensiva para todo o ciclo
- Fácil de transportar como novo combustível.
- Nenhum efeito de estufa ou chuva ácida

Desvantagens:

- É a fonte de maior custo por causa dos sistemas de emergência, de contenção, de resíduo radioactivo e de armazenamento
- Requer uma solução a longo prazo para os resíduos armazenados em alto nível na maioria dos países
- Proliferação nuclear potencial










Energias Renováveis:


A energia renovável é obtida de fontes naturais variadas ao nosso redor e sempre disponíveis. Embora não seja uma tecnologia infalível, quanto mais ela for usada, melhor será o resultado em termos de redução das importações de petróleo, da poluição e das emissões de gases de efeito estufa e do aumento de empregos.
A energia renovável pode oferecer grandes oportunidades aos países em desenvolvimento e às áreas rurais. Por exemplo, ao propiciar a criação de novos postos de trabalho e novas fontes de renda para agricultores e pecuaristas, a fazenda Colorado Green Wind em Lamar, Colorado, elevou em 29% a arrecadação de impostos do condado, aumentou os recursos gerais para a educação em US$ 917 mil por ano e os recursos do centro médico do condado em US$ 189 mil.
É imenso o potencial da energia renovável. Ela contribui para garantir a segurança de abastecimento, um ambiente mais limpo, bons empregos e oportunidades de investimento. O sector rural dos EUA está pronto para receber a maioria dos benefícios do desenvolvimento da energia renovável.
Tal desenvolvimento também oferece aos moradores de zonas rurais de todo o mundo a oportunidade de ter acesso a formas modernas de energia. Usinas de energia eólica, solar, geotérmica, de biomassa e pequenas usinas hidroeléctricas podem gerar electricidade para empresas de serviços públicos e vilarejos rurais. A energia solar fotovoltaica e o aquecimento solar de água podem suprir de energia moderna as casas da região.

Perspectivas

A perspectiva para a energia renovável nos Estados Unidos e em todo o mundo é positiva e muito promissora. É um desafio para planejadores de políticas governamentais que são obrigados a confiar em projecções de modelos por computador possivelmente desactualizadas, pois os preços do petróleo aumentam muito depressa, com consequente aceleração da demanda por energia renovável. Por exemplo, embora as projecções oficiais emitidas pela Agência de Informações sobre Energia mostrem que a energia renovável contribuirá com apenas cerca de 10% do abastecimento energético dos EUA em 2030, vários grupos do sector são mais optimistas. A Coalizão pelo Futuro da Energia espera uma contribuição de 25% até 2025 e a Acore prevê o potencial de 20%, 30% e 40% até 2020, 2030 e 2040, respectivamente.
Para chegar a esse resultado, os preços da energia convencional devem continuar altos, os custos da energia renovável, por sua vez, continuar a diminuir e as políticas governamentais precisam ser estáveis e previsíveis para incentivar o compromisso de credores e investidores com o financiamento dos sistemas de energia renovável. Também precisa haver colaboração internacional para a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento.








Energias Não Renováveis


As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.
Geralmente, as fontes de energia não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que o sistema energético actual assenta na utilização dos combustíveis fósseis. São também consideradas energias sujas, já que sua utilização é causa directa de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividade agrícola, corrosão de edificações, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de ozono ou chuva ácida. Sem esquecer os efeitos indirectos como os acidentes em sondagens petrolíferas e minas de carvão ou a contaminação por derramamentos químicos ou de combustível.
Actualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energético que privilegia o uso de fontes de energia não renováveis é o denominado efeito de estufa. As instalações que utilizam combustíveis fósseis não produzem apenas energia, mas também grandes quantidades de vapor de água e de dióxido de carbono (CO2), gás que é um dos principais responsáveis pelo efeito de estufa do planeta. A par deste, são ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os óxidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC).
O recurso à energia nuclear surgiu como uma solução possível face ao problema do efeito de estufa (não são emitidos gases poluentes para a atmosfera; contribui para a diversificação das fontes de energia, diminuindo a vulnerabilidade do país às oscilações de preço dos combustíveis fósseis; etc.) mas os riscos inerentes à produção de energia eléctrica recorrendo a esta fonte (perigo de explosão nuclear e de fugas radioactivas; produção de resíduos radioactivos; contaminação radioactiva; etc.), sem esquecer também o custo elevado de construção e manutenção das instalações, contribuem significativamente para que o uso desta fonte de energia continue a ser encarada, por muitos, como um dos riscos desaconselháveis.
Outro problema que resulta de um sistema energético baseado na utilização de combustíveis fósseis é a dependência económica dos países não produtores das matérias-primas. Em alternativa, as energias renováveis são geralmente consumidas no local onde são geradas, isto é, são fontes de energia autóctones. Desta forma, é possível diminuir a dependência dos fornecimentos externos e contribuir ainda para o equilíbrio interterritorial e para a criação de postos de trabalho em zonas mais deficitárias. Neste sentido, estima-se que as energias renováveis são responsáveis pela criação de cinco vezes mais postos de trabalho do que as convencionais, que geram muito reduzidas oportunidade de emprego, atendendo ao seu volume de negócio.

Recursos Naturais – Minerais Energéticos:

- Carvão


O carvão é uma rocha orgânica, com propriedades combustíveis, constituída por carbono. A exploração de jazidas de carvão é feita em mais de 50 países, o que demonstra a sua abundância. Esta situação contribui, em grande parte, para que este combustível seja também o mais barato.
Inicialmente, o carvão era utilizado em todos os processos industriais e, ao nível doméstico, em fornos, fogões, etc. Foi, inclusive o primeiro combustível fóssil a ser utilizado para a produção de energia eléctrica nas centrais térmicas. Refira-se que, em 1950, o carvão cobria 60% das necessidades energéticas mundiais, mas actualmente esta percentagem sofreu uma redução significativa. Nos dias de hoje, devido ao petróleo e seus derivados, deixou de ser utilizado na indústria, com excepção da metalúrgica, e do sector doméstico. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas disponíveis durem para os próximos 120 anos.
O principal problema da utilização do carvão prende-se com os poluentes resultantes da sua combustão. De facto, a sua queima, conduz à formação de cinzas, dióxido de carbono, dióxidos de enxofre e óxidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combustão dos restantes combustíveis fósseis.

Vantagens:

- Barato
- Fácil de recuperar (nos EUA e na Rússia)

Desvantagens:

- Requer controles de alto custo de poluição do ar (por exemplo mercúrio, dióxido de enxôfre)
- Contribuinte significativo à chuva ácida e a aquecimento global
- Requer o sistema extensivo de transporte








- Petróleo:


O petróleo é um óleo mineral, de cor escura e cheiro forte, constituído basicamente por hidrocarbonetos. A refinação do petróleo bruto (ou crude) consiste na sua separação em diversos componentes e permite obter os mais variados combustíveis e matérias-primas.
As primeiras fracções da refinação (isto é, os primeiros produtos obtidos) são os gases butano e o propano, que são separados e comercializados individualmente. No entanto, podem também ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petróleo liquefeitos (GPL).
Um dos principais objectivos das refinarias é obter a maior quantidade possível de gasolina. Esta é a fracção mais utilizada do petróleo e, também, a mais rentável, tanto para a indústria de refinação como para o Estado. Saliente-se que, todos os transportes, a nível mundial, dependem da gasolina, do jet fuel (usado pelos aviões) e do gasóleo. Por esta razão, as refinarias têm vindo a desenvolver, cada vez mais, os processos de transformação das fracções mais pesadas do petróleo bruto em gasolina e gasóleo.
Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas planetárias de petróleo se esgotem nos próximos 30 ou 40 anos.
Trata-se de um combustível muito nocivo para o ambiente em todas as fases do consumo:
durante a extracção, devido à possibilidade de derrame no local da prospecção;
durante o transporte, o perigo advém da falta de fiabilidade dos meios envolvidos, bem como, da utilização de infra-estruturas obsoletas;
na refinação, o perigo de contaminação através dos resíduos das refinarias é uma realidade e no momento da combustão, devido à emissão para a atmosfera de gases com efeito de estufa.

Vantagens:

- Fácil obtenção
- Possibilidade d transformá-lo em diversos outros combustíveis para os mais diversos finsDesvantagens:

- Altas probabilidades de poluição ambiental












- Gás Natural:


O gás natural é um combustível fóssil com origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. A principal diferença prende-se com a possibilidade de ser usado tal como é extraído na origem, sem necessidade de refinação.
Actualmente, Portugal recebe o gás natural proveniente da Argélia através de gasoduto. Junto às zonas de consumo, urbano e/ou industrial, o gás natural passa dos gasodutos para as redes de distribuição, que são instaladas, regra geral, por baixo dos passeios ou das bermas das estradas, e através das quais chega a casa dos consumidores.
Constituído por pequenas moléculas apenas com carbono e hidrogénio, o gás natural apresenta uma combustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo. Acresce também, que no que respeita à emissão de gases com efeito de estufa (dióxido de carbono, dióxido de enxofre e óxidos de azoto), a combustão do gás natural apenas origina dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto muito inferior à que resulta da combustão da gasolina ou do fuelóleo.

Vantagens:

- Baixo custo
- Combustão sem poluição.

Desvantagens:

- Existência limitada
- Baixa energia,
- Raio de acção limitado
- Abastecimento para depósitos mais complicado.
- Perigo de explosão em caso de colisão, devido a grande compressão.















Conclusão:

Neste trabalho, nós aprendemos que a Energia serve para muitas coisas, e que sem ela, nós não poderíamos sequer pensar em existir.
Há vários tipos de energia, já referidos na introdução e no desenvolvimento.
Em anexo, pusemos um pequeno documento para preservar a natureza porque, se o Homem não se esforçar, nós poderemos não viver muito mais tempo, ou pelo menos, ter uma vida melhor e longe da poluição (o mais possível, claro!).








































Bibliografia:

http://www.energaia.pt/asia/portugal.php

http://pt.wikipedia.org/

http://www.ebanataw.com.br/roberto/energia/ener7.htm

http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear20.htm

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/prodconsenergia.htm

http://www.geocities.com/wallstreet/2077/bolet-35.htm



































Anexos:

Preservar o ambiente: Um objectivo que depende de todos

O homem é o ser vivo que mais interfere com o meio que o rodeia, adaptando-o às suas necessidades, e assenta a sua economia na gestão dos recursos energéticos. O aproveitamento que o homem faz da energia comporta um impacto significativo no meio que o rodeia. A construção de um pequeno açude ou de uma grande represa; de um moinho de vento ou de um parque eólico; implica sempre uma transformação do meio e um significativo impacto ambiental.
O actual modelo energético, baseado na queima de combustíveis fósseis e na energia nuclear, é insustentável. Este sistema baseado nas energias não renováveis acarreta uma série de problemas de difícil resolução: a contaminação ambiental; a dependência do exterior por parte dos países não produtores de energias fósseis; o esgotar, num período relativamente curto, das reservas mundiais de petróleo, carvão e gás natural, ou ainda a produção de resíduos radioactivos e a possibilidade de acidentes nucleares.
A sociedade actual utiliza a energia como se não existissem limites. Neste sentido, um dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta são as alterações climáticas. O primeiro passo dado pela comunidade internacional consistiu em assumir um compromisso de redução das emissões de gases com efeito de estufa através da rectificação do Protocolo de Quioto.
Mas apesar da sua importância, o cumprimento do Protocolo de Quioto não é obviamente a solução que porá fim a todos os problemas: refira-se que ¾ das emissões de CO2, enviadas para a atmosfera, são devidas à queima de combustíveis fósseis. Assim, uma alternativa ao modelo actual consiste em promover o uso das energias renováveis e, obviamente, pressupõe que se abandonem hábitos de consumo incorrectos, privilegiando a eficiência energética e a utilização racional da energia.
Os nossos hábitos diários, no que se refere ao consumo da energia, reflectem-se directa ou indirectamente no meio que nos rodeia (esgotar os recursos; incrementar a produção de resíduos, etc.). É importante que tenhamos consciência deste facto e que urgentemente adquiramos hábitos mais amigos do ambiente.